O tratamento da endometriose intestinal será definido pelo especialista e pode envolver medicamentos para alívio da dor, cirurgia laparoscópica para retirar os focos de endometriose ou até mesmo a ressecção do intestino afetado.
Endometriose Intestinal
Endometriose intestinal é o surgimento de tecido endometrial que cresce fora do útero e atinge a camada muscular própria do intestino. Os principais locais atingidos são o reto, sigmóide e apêndice, íleo terminal e cólon.
Apesar das causas da endometriose intestinal não serem totalmente conhecidas, a comunidade médica acredita que isso envolve fatores genéticos, hormonais e imunológicos.
O sintoma mais comum da endometriose intestinal é a dor pélvica, presente em 76,5% dos casos. Além disso, a paciente também pode apresentar sangramento retal ou nas fezes durante a menstruação, dor durante a evacuação, diarréia, constipação e, em casos mais graves, obstrução intestinal.
O diagnóstico da endometriose intestinal envolve uma combinação de exames físicos, exames de imagem (ultrassonografia transretal, transvaginal, ressonância magnética e colonoscopia. Em certos casos, pode ser necessária a laparoscopia para visualizar diretamente a presença do endométrio.