Qual a relação entre obesidade e doenças cardíacas?
A obesidade e excesso de gordura no corpo causam uma inflamação crônica, levando seu corpo a criar uma resistência a insulina , gerando problemas para regular os níveis de açúcar e resultar em uma síndrome metabólica, aumentando os fatores de risco para doenças cardíacas conforme abaixo:
✅️Hipertensão
✅️Diabetes tipo 2
✅️Colesterol alto
✅️Trigricerídeos elevados
✅️HIperglicemia
✅️Entre outras doeças.
Esses fatores de risco se apresentam principalmente se o excesso de gordura se concentram na região abdominal
Como forma de reduzir estes riscos, mudanças no estilo de vidas são necessários, principalmente ao incluir atividade física na rotina e perda de peso.
Mais motivos tratar a obesidade
Muito poderíamos falar sobre este assunto: do ponto de vista emocional, autoestima e da saúde física.
Mas quero reforçar que precisamos enfrentar esta questão como uma doença crônica e que tem consequências graves para o paciente e toda sociedade.
Dados importantes e que mostram a urgência do assunto:
▪OMS: Obesidade Mata 2,8 milhões por Ano
▪Aproximadamente 60% dos adultos brasileiros já têm excesso de peso, e 1 em cada 4 tem obesidade, mais de 41 milhões de pessoas, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde PNS/2020.
O estudo mostra que custos diretos com tratamentos ambulatoriais e hospitalares de aprox. 30 doenças e agravos em saúde relacionados ao excesso de peso e à obesidade são de 1,5 bilhões de reais (2019).
Vamos tratar a obesidade pois ela tem cura e quanto antes tratada, melhor para toda a sociedade.
A cirurgia bariátrica pode ser uma forte aliada, reduzindo inclusive o uso de medicações e os níveis de pressão alta e diabetes tipos 2, e consequentemente, reduzindo o risco de doenças cardíacas.
Uma avaliação médica é necessária, para verificar cada caso em específico. Entre em contato para mais informações.
Related Posts