Qual a relação entre obesidade e doenças cardíacas?

Obesidade e doenças cardáicas

A obesidade e excesso de gordura no corpo causam uma inflamação crônica, levando seu corpo a criar uma resistência a insulina , gerando problemas para regular os níveis de açúcar e resultar em uma síndrome metabólica, aumentando os fatores de risco para doenças cardíacas conforme abaixo:
✅️Hipertensão
✅️Diabetes tipo 2
✅️Colesterol alto
✅️Trigricerídeos elevados
✅️HIperglicemia
✅️Entre outras doeças.
Esses fatores de risco se apresentam principalmente se o excesso de gordura se concentram na região abdominal

Como forma de reduzir estes riscos, mudanças no estilo de vidas são necessários, principalmente ao incluir atividade física na rotina e perda de peso.

Mais motivos tratar a obesidade

Muito poderíamos falar sobre este assunto: do ponto de vista emocional, autoestima e da saúde física.
Mas quero reforçar que precisamos enfrentar esta questão como uma doença crônica e que tem consequências graves para o paciente e toda sociedade.

Dados importantes e que mostram a urgência do assunto:

▪OMS: Obesidade Mata 2,8 milhões por Ano

▪Aproximadamente 60% dos adultos brasileiros já têm excesso de peso, e 1 em cada 4 tem obesidade, mais de 41 milhões de pessoas, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde PNS/2020.

O estudo mostra que custos diretos com tratamentos ambulatoriais e hospitalares de aprox. 30 doenças e agravos em saúde relacionados ao excesso de peso e à obesidade são de 1,5 bilhões de reais (2019).

Vamos tratar a obesidade pois ela tem cura e quanto antes tratada, melhor para toda a sociedade.

A cirurgia bariátrica pode ser uma forte aliada, reduzindo inclusive o uso de medicações e os níveis de pressão alta e diabetes tipos 2, e consequentemente, reduzindo o risco de doenças cardíacas.

Uma avaliação médica é necessária, para verificar cada caso em específico. Entre em contato para mais informações.

Enviar mensagem
Fale conosco
Olá! Como podemos te ajudar?