A cirurgia robótica do aparelho digestivo é uma tecnologia avançada no tratamento de problemas de alta complexidade que atingem o sistema digestório, como o câncer. Como exigem cirurgias de longa duração, esse procedimento se torna uma melhor alternativa em comparação ao método tradicional.
A cirurgia robótica é menos invasiva e preserva os vasos nobres na região do abdômen. Isso pois são utilizadas pinças seladoras que permitem ao cirurgião separar os tecidos e selecionar os vasos próximos ao órgão a ser operado, enquanto o procedimento continua com apenas pequenas incisões.
Além disso, a cirurgia robótica possui uma série de vantagens em relação à cirurgia aberta, como visão tridimensional do local operado, alto nível e segurança, maior precisão nos movimentos, sangramento reduzido e melhores condições de trabalho para o cirurgião.
Esse método também proporciona um pós-operatório mais satisfatório ao paciente, como melhor desfecho clínico na maioria dos casos, recuperação mais rápida e menor tempo de internação.
Além de neoplasias, a cirurgia robótica do aparelho digestivo trata de problemas como refluxos complexos e hérnias abdominais. Ela também pode ser utilizada em na cirurgia bariátrica, de retirada do estômago e reintervenção sobre a transição esofago-gástrica.