A cirurgia é um dos tratamentos mais eficazes no tratamento da obesidade. Nesse sentido, existem dois tipos de procedimento: a bariátrica e a metabólica.
O procedimento é o mesmo para as duas cirurgias. Entretanto, enquanto a bariátrica é indicada para tratar casos de obesidade grave a cirurgia metabólica tem o objetivo de tratar os problemas decorrentes dessa doença crônica que não podem mais ser amenizadas com o uso de medicações e outros meios terapêuticos.
Além da perda de peso, essas cirurgias ajudam no controle de comorbidades como diabetes, hipertensão, apnéia do sono e colesterol. Elas também contribuem para outra série de benefícios, como aumento da mobilidade e melhora da autoestima.
Para que a cirurgia bariátrica seja efetiva a longo prazo, é necessário que o paciente adote medidas como melhorar a qualidade de sua alimentação, praticar atividade física regularmente e realizar o acompanhamento médico com o cirurgião responsável pelo procedimento e com a equipe multidisciplinar.
Atualmente, as técnicas da bariátrica mais utilizadas são:
Sleeve
O método retira parte do estômago sem modificar o intestino.
É geralmente recomendada para pacientes com menor quadro grave de obesidade;
Bypass:
Redução do estômago com cortes ou grampo e alteração no intestino para religá-lo a parte do estômago que irá continuar funcional.
É o método mais utilizado no Brasil, realizado em 70% das cirurgias